Beleza Natural

Compartilhar:

A palavra para bonito ou belo em grego era ὡραῖος, hōraios, um adjetivo que vem da palavra ὥρα, hōra, que significa “hora”. No grego koiné, a beleza, então, era associada a “estar em sua hora/seu momento”. Assim, um fruto maduro (em seu tempo) era considerado bonito.

Estar em seu tempo… tão subjetivo mas convidativo refletir que estar no nosso tempo é algo bonito, belo.

Vivemos tempos em que coletivamente somos pressionados a fugir do nosso tempo… manter a aparência dos 20 anos a qualquer custo, em qualquer idade, independente do custo alto que pagaremos com nossa saúde física e emocional.

Somos bombardeados(as) diariamente com imagens que nos educam e moldam a este modo de pensar materialista com respeito à nossa aparência física.

Isto gera uma grande ansiedade e desconexão com nosso coração.

Aceitar as rugas e a mudança de nossa aparência é de fato um trabalho interno que muitos(as) de nós precisamos fazer nestes tempos! Porém, isto em nada tem que ver com nosso auto-cuidado. Cuidar da nossa pele, cabelos, radiância de nossa beleza é sim uma tarefa que temos com a gente mesmo. E a Natureza mais uma vez nos abençoa com tantos ingredientes naturais e princípios ativos que podemos utilizar para preparar nossos próprios rituais de cuidados em nossa rotina diária.

O que precisamos fazer todos os dias para cuidar de nosso rosto?

Limpar, tonificar, umectar, hidratar! Com o quê?

Aloe vera, hidrolatos, óleos essenciais, óleos vegetais, inúmeras manteigas vegetais, flores, ervas, frutas, cereais e etc… a lista é enorme e a variedade dentro de cada grupo é gigante porque a natureza é abundante e próspera e nos oferece infinitas possibilidades de cuidado.
Lembre-se também que esta radiância, esta luz que cada um de nós emite não está apenas relacionado com o que aplicamos externamente em nossa pele e cabelos. Não!
Tem um grande conjunto de ações envolvidas nesta radiância. Como está seu sono? E sua alimentação? Ingestão de bebidas alcoólicas? E sua hidratação? Nível de estresse?

É preciso observar um conjunto de ações adequadas às nossas necessidades pessoais de acordo com nossa realidade hoje e de acordo com nosso tempo.
Porque belo é estar em nosso tempo, é respeitar quem sou hoje com o que trouxe do passado e com o que levo para o futuro.

Então, quanto mais nos conhecemos e amamos a fase que estamos vivendo, mais belo ou bela nos tornamos. Isto é algo natural! Beleza natural! E irradiamos este auto-amor a todos ao nosso redor. 

Por mais auto-amor! E como disse Rumi: “A única beleza que dura é a beleza que carregamos no nosso coração“.

Teremos duas aulas lindas com um momento de auto-cuidado com a Natureza! Vem!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Texto por:  Elizangela Ramos amante da natureza, aromaterapeuta, facilitadora e tradutora de cursos.