Os Aromas e as Constelações Sistêmicas

Compartilhar:

Fiz minha formação em constelações com três pessoas memoráveis; Maria Angelica Fonseca, Irene Cotrim e Alexandra Caymmi. Alexandra é um canal incrível de conexão com a Luz e no método desenvolvido por ela, TSFI, há um espaço para os aromas.

Eu amo constelações, elas trouxeram uma mudança profunda na minha vida e na condução da Aromaluz como Centro de Formação. Pouco depois do nosso início (2005), creio que em 2007 constelei A Missão da Aromaluz e foi um momento bem especial com a pessoa que me apresentou as constelações, Rosangela Gasparotto, uma pessoa incrível, um coração lindo pulsando na Terra.

Constelei muitas questões com a Rosangela e participei de muitas constelações facilitadas por ela. 

Nessa que nos conduziu à nossa missão enquanto escola, ficou bem claro nossa essência com a Aromaterapia e como um Centro de Atendimento Espiritual, um “pronto socorro”. Na época eu estava um pouco incerta do nosso papel na cidade, na Aromaterapia, no planeta. Essa constelação foi fundamental para eu deixar o controle de lado, sair do mental e acreditar que já existia uma egrégora espiritual aí e que eu só tinha que me conectar. E escrevo em primeira pessoa porque durante muito tempo cabia apenas a mim a condução da Aromaluz.  

Hoje sou muito feliz por poder dizer “Nós” e saber que independente do que me aconteça a Aromaluz continua com as super queridas pessoas que surgiram; Giane Carneiro, Eli Ramos Pinto, Valéria Esteves Lima, Antonieta Bianchi Mazon, Marcelo Mattar e Giovana Araújo.

Quando a Aromaterapia surgiu no Brasil nós, profissionais que hoje somos “dinos” da área, estávamos muito preocupados com a “ciência”; era mais do que necessário provar à comunidade e aos profissionais de forma geral que a Aromaterapia não era “um cheirinho” aqui e ali para perfumar o ambiente. Isso nos levou a uma busca incessante de artigos científicos e muita atividade mental. Quando a constelação da nossa missão me revelou que temos um propósito espiritual foi quase chocante para o momento que vivíamos. E meu Deus, como sou grata ao meu anjo e a todos os seres da nossa egrégora que se manifestaram e nos deram a segurança e o suporte necessário para continuar. E essa constelação foi o início do nosso despertar. Sou eternamente grata a Rosangela por esse momento. Hoje, todos nós professores sabemos que nosso “ensino” é bem além do mental, é ajudar as pessoas a se conectarem com seu Ser de Luz. Então nas nossas aulas, além de toda a teoria oferecemos vivências bem profundas para esse despertar.

Na TSFI – Terapia Sistêmica Fenomenológica Integrativa – usamos sons, gestos, músicas e aromas para trazer a fluidez ao campo quando algo está mais difícil.  Nas constelações que eu facilito uso a inalação, direto do vidro pelo representante quando a constelação é em grupo ou pelo constelado nas individuais. Também uso alguns sprays preparados previamente quando quero trabalhar todo o sistema.

Como exemplo, quando aparece uma criança ferida por violência ou qualquer tipo de abuso, uma única inalação da Camomila Azul traz uma liberação incrível. O representante que muitas vezes estava no chão chorando se recupera, se levanta, muda o olhar, compreende e ressignifica. Na constelação podemos constatar que o poder da planta, através do seu óleo essencial, vai muito além da química, das propriedades, da não menos necessária ciência.

A magia se revela em poucos segundos, tudo muda, tenho momentos em constelações onde esse efeito de Luz restabeleceu o fluxo do amor que estava interrompido, uma das melhores definições de constelação para mim.

 A Camomila Romana aporta o reino Angélico quando precisamos dessa ajuda muito especial (sempre precisamos dos anjos!). O gigante Cipreste traz a força da vida eterna quando aparece no processo apego, luto não processado, passado atormentando o presente. O doce Ylang transforma qualquer agressividade em afetividade assim como o Hortelã-pimenta traz a clareza quando a energia está pesada e confusa.  A Palmarosa cria um campo de amor incrível que nutre o coração. O Lírio do Brejo “descontamina” nossos pensamentos, aportando a paz e o silêncio essencial. São tantos exemplos incríveis que ficaria toda uma vida contando.

O melhor caminho, no entanto, é você mesmo experimentar!

Eu sinto os óleos essenciais nas constelações como agentes de transformação e ampliação de consciência, papéis que eles já têm na nossa vida. Compartilhei aqui uma das formas que eu os utilizo.  

Gostou do artigo? Compartilhe!

Texto por: Carla S. Vescovi – aromaterapeuta e fundadora da Aromaluz, facilitadora de cursos na área de Aromaterapia, terapeuta floral, consteladora e estudante eterna de Antroposofia.